Connect with us

Destaque

Maratonista Márcio Villar passa pelo Caminho de Cora em Jaraguá

O ultramaratonista Márcio Villar, nomeado como embaixador do percurso a pé do Caminho de Cora pelo Governo do Estado, conheceu os principais pontos turísticos

Published

on

MARCIO-VILLAR-JARAGUA


O ultramaratonista Márcio Villar, nomeado como embaixador do percurso a pé do Caminho de Cora pelo Governo do Estado, conheceu os principais pontos turísticos do trajeto, no último fim de semana. A expedição, conduzida pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e Goiás Turismo, entre os dias 09 e 11 de julho, percorreu trechos dos municípios de Corumbá, Pirenópolis, Jaraguá e Cidade de Goiás. Em agosto, o atleta retorna para cumprir como caminhante todos os 300 quilômetros de extensão.

“Após fazer esse reconhecimento do percurso de Cora Coralina e me emocionar com a hospitalidade do povo goiano, e me encantar com as belezas do caminho, sinto a grande responsabilidade e honra em levar o nome de Cora Coralina para todo o mundo. São 20 anos de carreira e nunca tive tanta retribuição como nestes últimos dias aqui”, refletiu Márcio Villar.

Caminho de Cora em Goiás

O recordista mundial, que conseguiu percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com a marca de 820 quilômetros, em 6 dias, 11 horas e 2 minutos, começará o Caminho de Cora por Corumbá no dia 14 de agosto para finalizá-lo no dia 20 do mesmo mês, na Cidade de Goiás, dia do aniversário da poetisa, que dá nome ao trajeto.

Na expedição do último fim de semana, Márcio Villar conheceu o portal de entrada do percurso. Segundo o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o objetivo da visita guiada é apresentar ao atleta o potencial histórico, cultural e esportivo do trajeto, bem como promover a troca de experiências visando a adaptação do percurso aos padrões internacionais de longa distância.

Pontos de apoio

Em Pirenópolis, o ultramaratonista percorreu o acesso ao Pico da Serra dos Pirineus, localizado dentro do Parque Estadual dos Pirineus, onde pôde contemplar o pôr-do-sol. Do município, a expedição fez uma parada na propriedade aos pés da Serra do Caxambu, do casal Joaquim Pontieri, conhecido por Quinzinho, e de dona Cleusa. A propriedade, rica em belezas naturais, é um dos pontos de apoio dos caminhantes e peregrinos que fazem o percurso. Do povoado de Caxambu, a expedição atingiu a metade do caminho de Cora localizado na cidade histórica de São Francisco de Goiás.

No trajeto, o atleta conheceu também o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, onde está localizada uma rampa de voo livre que permite uma visão 360 graus da região contornada pelas Serra Dourada de um lado, e a Serra dos Pirineus do outro. A caminhada guiada terminou na Cidade de Goiás, terra natal da poetisa.

Agência Portal Goiás

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.