A Vigilância Sanitária Municipal (VSM) intensificou as ações de prevenção de segurança em saúde alimentar. Somente nos dois últimos meses, mais de 150kg de alimentos vencidos foram retirados do comércio.
Alimentos vencidos
Os produtos com prazo de validade vencida não podem ficar expostos no comércio ou colocados à venda. As fiscalizações acontecem diariamente no momento da vistoria para a liberação do alvará sanitário, que é renovado anualmente.
Além do recolhimento dos produtos impróprios para o consumo, os agentes de fiscalização orientam sobre normas de higiene e de prevenção de riscos por agentes contaminantes.
Nas vistorias, os empresários são orientados a seguirem as normas e protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguindo orientações técnicas para cada setor comercial de baixa complexidade, como é o caso da VISA de Jaraguá.
Carnes nobres
Nesta terça-feira (13), mais de 40kg de carne nobre e outros produtos, como queijos, foram recolhidos do mercado por estar com o prazo de validade vencida e exposta no comércio.
O recolhimento de tais produtos é obrigatório por parte dos empresários. Caso haja continuação nas irregularidades, a empresa pode ter o alvará de funcionamento cassado, pagar multa e até ser fechado.
Denúncias
A Secretaria Municipal de Saúde também recebe denúncias de consumidores por meio do telefone abaixo. Os produtos apreendidos são relatados em termos e inutilizados e descartados. (Foto: divulgação)
(62) 3326-2089