Durante visita de uma delegação da China que visitou a cidade para assinatura de um acordo comercial entre Jaraguá e Baoding, da província de Hebei, o deputado estadual Lineu Olímpio (MDB) falou sobre a importância do tratado comercial citado outro modelo de negócios ocorrido em 2006.
Jaraguá e China
Segundo o deputado e ex-prefeito de Jaraguá, um acordo semelhante ocorreu ainda em 2006, quando foi assinado um protocolo entre o governo de Jaraguá com o governo da cidade de Danbury, nos Estados Unidos, que foi uma proposta da ex-vereadora Eronária Januário.
Questionado sobre a importância da visita técnica da delegação da China voltado para o setor têxtil, ele disse que o mercado chinês é diversificado, dizendo que a cidade pode ser beneficiada com importação de matéria prima e de tecnologia, por exemplo.
Matéria prima e tecnologia
Em relação ao suporte de Jaraguá voltadas para as exportações, Lineu Olímpio disse que é preciso mostrar para a China que parte da produção deles podem ser praticadas aqui, valorizando a mão de obra local, além de apresentar a linha de produtos para um mercado gigante como o da China.
A delegação que esteve em Jaraguá foi representada pela vice-prefeita de Baoding, Sra. Liu Xiaomeng, e a chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais da cidade de Baoding, Sra. Wang Ying.
O governador Ronaldo Caiado (União) foi representado na pessoa de Giordano de Souza, Chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, que na ocasião falou sobre a importante visita da comitiva para conhecer o potencial econômico de Jaraguá, o que pode gerar grande parcerias entre as duas cidades que exploram o mercado têxtil.