O Carnaval 2020 pode não acontecer devido à crise econômica que afeta a Prefeitura Municipal e seus órgãos conveniados, como nas pastas da Educação e Superintendência de Cultura, responsáveis pelos programas de lazer e entretenimento.
A declaração foi feita pelo prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) no programa de jornalismo da Rádio Sucesso FM na manhã desta segunda (13).
Segundo o prefeito, ainda não há definição sobre a realização da festa mais popular do Brasil, e uma das que mais atraíram público para Jaraguá. Em sua justificativa, haverá uma prioridade nos programas básicos de atendimento ao cidadão, incluindo o possível pagamento de uma precatória na ordem de R$ 1,6 milhão.
Sem recursos, o prefeito teve que assumir a diferença de arrecadação entre o município de Jaraguá com Goianésia, quando foi questionado por um ouvinte sobre a programação da festa.
Em tempos de vacas magras, muitos municípios do Brasil estão procurando alternativa que evitem gastos exorbitantes que não sejam em serviços essenciais, como na saúde, educação e ações sociais.
Se a decisão agrada parte da população, acaba desagradando outro grupo de pessoas, em especial os jovens, que acabam sem agenda em sua cidade no período do feriado de carnaval, cujo público deve migrar para cidades vizinhas em busca de atração.