Tramita na Câmara Municipal o projeto que reconhece no âmbito do município o Instituto Florestal e Ambiental de Jaraguá, entidade sem fins lucrativos voltada para a proteção ambiental e outras atividades afins.
Instituto Florestal de Jaraguá
Durante sessão e uso da tribuna livre da Câmara, o representante da instituição, Cláudio Antônio, falou sobre as prerrogativas do IFAJ, onde apresentou o estatuto regimental do instituto aos vereadores e imprensa.
Segundo o presidente do Instituto Florestal e Ambiental, Eduardo Cruz, a entidade já existia, porém, era necessário a regulamentação junto aos órgãos de governo para que seja reconhecida como pessoa jurídica.
Dentre as atividades primárias do IAFJ está a formação e treinamento de bombeiros civis como força auxiliar das autoridades de socorro e resgate, além do desenvolvimento de projetos voltados para a preservação do meio ambiente.
Atuação da ONG
O Instituto Florestal e Ambiental também poderá atuar junto às escolas da rede pública e privada com o objetivo de educação ambiental no âmbito municipal, em comum acordo com as instituições já reconhecidas e oficiais, como a Superintendia Municipal de Meio Ambiente, e em outras esferas da administração pública, incluindo o suporte ao governo estadual e federal.
Para que seja aprovado ainda este ano, a presidente Divina Avelar (União) deve apreciar a decisão das comissões sobre o parecer final do projeto antes que seja votado no plenário.