O Espaço Cultural Zuleika Lôbo de Castro Ribeiro passa a ser a nova sede da Banda Musical Lira Jaraguense, obra entregue pela Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (5), e contou com a presença da população, do prefeito Paulo Vitor, do deputado estadual Lineu Olímpio, da presidente da Fundação Grace Machado, Glades Souza, de secretários e vereadores.
Espaço Cultural Zuleika Lobo
A ativista cultural Zuleika Lôbo foi a figura principal nos discursos durante a entrega da obra. Construído entre 1935 a 1941 pelo Clube Fraternidade Jaraguense, o prédio já foi um salão de festa por volta de 1960, além de ter sido a sede da Câmara Municipal de Vereadores.
Em 2018, o prédio desabou por falta de investimento do poder público municipal no governo do ex-prefeito Zilomar de Oliveira (PSDB). Com a reestruturação da cultura no atual governo, o prédio entrou para a lista das restaurações como sendo um importante patrimônio cultural de Jaraguá.
Restauração do prédio
A restauração e reconstrução do Espaço Cultural foi de iniciativa do maestro da Banda Lira Jaraguense Euripedes José, que havia procurado o prefeito Paulo Vitor no sentido de restaurar o prédio prestes a cair.
No evento, familiares de Zuleika foram homenageados em nome da ativista cultural nas falas da presidente da Câmara, Divina Avelar, Lineu Olímpio e Paulo Vitor Avelar, prefeito de Jaraguá.