Com a vitória esmagadora de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, que venceu nos principais estados da América, o recado já foi dado aos imigrantes ilegais, ou seja, Trump venceu as eleições com base nesta e em outras promessas.
Vitória de Trump e os imigrantes
A candidata Kamala Harris, derrotada nas urnas, prometia um governo mais alinhado com os problemas da imigração no sentido de não afrontar os imigrantes, sendo esta uma das bandeiras que custou sua derrota.
Há quem diga que Kamala Harris também não conseguiu o número de delegados nos estados por questões relacionadas ao racismo estrutural nos Estados Unidos, já que ela é declaradamente negra.
Embora haja várias especulações sobre a vitória de Donald Trump, a questão racial não é aceita por outros pensadores políticos, que apontam a boa reputação do ex-presidente Barack Obama.
Apoiadores de Trump e de Bolsonaro
No Brasil, a vitória de Trump é comemorada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), centrado com os discursos de Trump e considerado um grande líder da direita.
Para os imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos, ou para quem busca atravessar as fronteiras, vão sofrer forte resistência do governo Trump, inclusive a deportações em massa, como ele mesmo prometeu.
Izaías Sousa