O ministro da economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil terá um novo horizonte em 60 dias com as novas doses de vacinas que chegam em maior quantidade nos estados e municípios. O ministro disse que há previsão de vacinar cerca de um milhão de pessoas por dia.
Ele também defendeu a compra das vacinas pelo setor privado, desde que seja de forma legal, citando o exemplo de um grupo de empresários que compraram vacinas para os funcionários sem as devidas formalidades legais.
Isolamento social inteligente
Guedes defendeu ainda que, mesmo com um programa de vacinação em massa e acelerando a cada dia, as pessoas precisam agir de forma inteligente na questão do isolamento social e medidas de proteção contra a Covid-19.
“Se nós conseguirmos isso, é possível que, em 60 dias, nós tenhamos um novo horizonte completamente diferente pela frente: um país que pode retomar o crescimento – e que já estava retomando”, avaliou.
O ministro afirmou que pode ter havido falha no passado com relação ao plano de vacinação, mas preferiu não comentar por se tratar de outra área, disse o ministro durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado.
Aos deputados, Guedes disse que espera a aprovação da Lei Orçamentária, prometendo antecipar pagamentos dos direitos dos aposentados e pensionistas, além de liberar o auxílio emergencial, caso seja aprovada.
“Assim, mais R$ 50 bilhões vêm de dezembro para agora. Então, vamos proteger os mais vulneráveis, os idosos, nessa segunda grande guerra contra o coronavírus, disse.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil