Os dois principais grupos políticos de Jaraguá, ligados ao ex-prefeito Lineu Olímpio (PTB) e ao prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) — disputam cada instante ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), que vai estar em Jaraguá na inauguração da nova cadeia pública na manhã desta quinta-feira (27).
Embora nenhum recurso do Estado de Goiás fosse colocado na obra na gestão de Ronaldo Caiado, o governador estará cumprindo tabela de Chefe de Estado na cidade com dois grupos que disputam e se revezam no poder por décadas.
A nova cadeia pública foi construída com recursos de ações penais promovidas pelo Ministério Público de Goiás, com a chancela do Poder Judiciário por meio do Conselho da Comunidade. Houve também fundos do município na obra que será inaugurada.
No governo de Marconi Perillo (PSDB) ou por seus sucessores, a obra da cadeia chegou a receber recursos na fase inicial, algo em torno de R$ R$ 1 milhão, porém, anos depois, a obra foi abandonada.
Tal com a cadeia, a delegacia de polícia também foi construída com os mesmos fundos, ou seja, sem a participação do estado, o que destaca a cidade de Jaraguá como uma das poucas que, mesmo ilhada pelos gestores estaduais e federais, obras públicas são realizadas por sistemas independentes da administração política e grupos partidários.
Nos bastidores, há rumores de uma espécie de “blindagem” em torno de Ronaldo Caiado por parte de assessores, evitando aproximação do grupo do prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) na busca de recursos para Jaraguá, informação que ninguém ousa a confirmar!
Inauguração de obras com diversas autoridades é um cenário perfeito para discursos futuristas, onde políticos de diversos partidos formam um sistema estelar em torno de um planeta maior, no caso específico, vossa excelência, Ronaldo Caiado.