Dez pessoas morreram este ano por causa de meningite e a Secretaria de Estado de Saúde liberou a vacinação contra a doença para toda a população. Qualquer pessoa que ainda não tenha tomada a vacina pode procurar os postos de vacinação, independente da idade.
Vacinação contra a meningite
Antes a imunização era liberada apenas para menos de 15 anos e profissionais de saúde. A ideia é melhorar a cobertura vacinal contra a doença que está em 78,48% este ano e que a meta do Ministério da Saúde é de 95%.
Entre as vacinas oferecidas pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão a meningocócica conjugada sorogrupo C; a vacina pneumocócica 10-valente; a vacina pentavalente; a BCG; vacina meningocócica ACWY.
Notificação de casos
Desde janeiro, o estado registrou 107 casos notificados, com 45 confirmações. A meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo gerar sequelas e levar a morte. A doença pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes pelo potencial de produzir surtos e casos graves.
Informações da CBN