O serviço de telefonia de emergência em Jaraguá continua com problemas técnicos e deixa a população sem contato com a Polícia Militar e o Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Serviço de emergência às escuras
Quando o cidadão faz a chamada no telefone 190 da Policia Militar, as chamadas não são atendidas, pelos menos até às 11h desta sexta-feira (3), quando a produção entrou em contato por quatro vezes seguida, com picos de chamadas de pelo menos 10 toques, usando um chip da TIM.
Ao efetuar uma chamada no Samu pelo número 192, a chamada está sendo desviada para a Polícia Militar, que seria no número 190. O Procon Municipal já entrou com ofício junto os operadores para que o problema seja resolvido.
Resposta do comando da PM
O comandante da 3ª CIPM, Major Wesley Jasse, disse que há algumas linhas de celulares disponíveis para atender a população, além do 190. Se o contato foi direcionado para o Samu ou o Corpo de Bombeiros, o atendente da Polícia Militar direciona as chamadas para o número correto, disse o oficial.
Considerado um dos serviços emergenciais de segurança pública, uma falha continuada no atendimento das ocorrências pode gerar grandes transtornos para a comunidade, já que os telefones são as linhas de primeiro contato em casos de segurança e emergência em saúde.
Morte de idosa
Nesta semana, uma idosa morreu depois de várias chamadas no serviço de urgência do Samu e não ser atendido pelos familiares devido a linha cruzada, caso que foi manchete em vários jornais do Estado. Veja nota e números de emergências fornecidos pela Polícia Militar.