Connect with us

Destaque

Eleitores indecisos com a velha política do café com leite

Eleitores de Jaraguá há muitos anos já dão sinais de desconforto com a política municipal, com nomes desgastados e, pior ainda, sem alternativa viável para uma mudança no cenário da velha política café com leite

Published

on

politica cafe com leite

Eleitores de Jaraguá há muitos anos já dão sinais de desconforto com a política municipal, com nomes desgastados e, pior ainda, sem alternativa viável para uma mudança no cenário da velha política café com leite, hoje representada pelo grupo de Lineu Olímpio (PTB) e Nédio Leite (PSDB).

É quase uma dinastia política entre os dois grupos que perduram por mais de 30 anos, desde quando eram protagonizados pelo antigo PDS x PMDB.

A transformação de Nédio Leite, que antes era conhecido como um pequeno agricultor rural para um mandatário político, como prefeito e deputado estadual, fez dele uma liderança forte ao lado de Marconi Perillo em Goiás e no Vale do São Patrício, império este ameaçado com a chegada do candidato ao governo Ronaldo Caiado (DEM), além da saída natural de Marconi Perillo para disputar uma vaga no Senado.

Vitória de Caiado e derrota de Nédio

Tem muita água para rolar, porém, se Caiado for eleito e Nédio Leite perder a campanha para deputado, seria o fim de sua dinastia política em Jaraguá e região, abrindo espaço para outras lideranças.

Lineu Olímpio (PTB) foi herdeiro do grupo da base do MDB, antigo PMDB de Iris Resende e do ex-prefeito Paulo Antônio.

Olímpio surgiu no cenário político por volta de 1996, quando era um empresário do setor de confecções e atuava também como engenheiro civil.

Lineu chegou a ocupar vários cargos, como Presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá (ACIJ); Prefeito de Jaraguá por dois mandados; Presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), cargo que lhe deu o maior prestigio em sua vida pública no Governo Federal, apadrinhado por Jovair Arantes (PTB), sua principal base de sustentação.

Ficha limpa

Se o império de Nédio Leite na política pode ser ameaçado com uma possível derrota de José Eliton para Ronaldo Caiado e do próprio Nédio Leite, por outro lado, Lineu Olímpio tem pela frente alguns processos a responder perante a Justiça, que tramita no TJ-GO. Se condenado em alguns deles, principalmente por improbidade, Lineu, com base na Lei da Ficha Limpa, pode ficar inelegível.

Uma terceira via política em Jaraguá liderada pelo empresário Eduardo Rios (MDB) conseguiu pouco mais de cinco mil adeptos e eleitores, porém, mostrou que o cenário pode mudar nos próximos anos com nomes diferentes.

Cultura eleitoral

Mudar uma estrutura política ou uma ideologia não acontece por acaso. São bases que levaram anos para ser construídas, e deve ser levada em consideração ainda outros fatores, como o vício político e os interesses difusos dentro de cada partido da base de apoio. Não se constrói um nome de uma noite para um dia.

Nesse aspecto, a chamada “política café com leite”, ainda deve perdurar por alguns anos, até que novos nomes surgem, com novas propostas, já que o desgaste dos atuais mandatários acontece de forma natural, e os grupos tendem a aderir para outras bases assim que perceba a rejeição popular de seus líderes, natural em qualquer cenário político.

Por enquanto, Lineu Olímpio e Nédio Leite mantém a liderança absoluta dentro de seus respectivos grupos e bases, e não há enquete ou pesquisa que mude essa rivalidade histórica.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.