As eleições municipais deste ano vêm mostrando uma queda no número de eleitores que estão adesivando os carros com seus candidatos, diferente do que acontecia há pelo menos dez anos atrás.
Adesivos político
Nas ruas, é possível perceber que houve redução no chamado “adesivaço”, quando os candidatos a prefeitos e a vereadores competiam com o número de veículos adesivados com os seus “santinhos”.
Com as novas regras eleitorais cada dia mais rígidas em relação as campanhas e os candidatos, o uso de adesivos nos carros vem perdendo a tradição a cada ano.
O que influencia
Embora não seja uma regra, a tradição de adesivar os carros com a foto e o número do candidato depende de vários fatores, e um deles está ligado ao fato do desequilíbrio entre os candidatos, ou seja, para o grupo que está com pouca vantagem de eleição, acaba inibindo seus eleitores de participarem de forma ativa de uma campanha sem que vejam chances reais de seu candidato se eleger.
Por outro lado, porém, há o pensamento contrário, ou seja, o candidato que tem favoritismo popular tende a não se envolver com adesivos de veículos, o que elevaria o preço da campanha e cujo resultado pode não interferir na captação de votos, principalmente quando seu nome está bem colocado nas pesquisas.
Teses à parte, a cultura da população vem mudando nos últimos anos em relação ao processo político, cujos eleitores não estão se envolvendo nas campanhas ou levantando bandeiras como era tradição na maior parte do Brasil.