A vereadora Divina Avelar (DEM) foi eleita presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. A votação aconteceu nesta quinta-feira (15), e teve a maioria dos votos dos vereadores.
Divina Avelar teve apoio do prefeito
Nos bastidores, houve informações de que o prefeito Paulo Vitor Avelar (DEM) articulou a apoio a Divina Avelar. A vereadora é a segunda mulher a presidir o legislativo municipal.
Outro nome que foi citado para disputar a presidência foi Luiz Macaúba (PSB), da base da oposição e antigo aliado do ex-prefeito Zilomar Oliveira (PSDB).
Resistência dentro do grupo
O nome do vereador Werlon Coró também havia sido citado para concorrer à presidência, porém, maioria dos vereadores votaram em Divina Avelar, tendo como vice-presidente o vereador Coró, o segundo mais bem votado.
Divina Avelar deve fazer uma gestão voltada para total apoio ao prefeito na votação dos projetos do Poder Executivo, sem as barganhas que foram questionadas na presidência de Odair da Vizzado.
Interesses da base
Um dos vereadores, durante uma sessão realizada no presente mês, chegou a dizer que a “Câmara estava uma bagunça”, situação que a nova presidente terá que lidar para atender os interesses dos vereadores da base.
Com verba própria para custeio do legislativo, incluindo o duodécimo repassado pelo Poder Executivo, o dinheiro da Câmara paga, além das despesas internas, o salário dos servidores efetivos e comissionados.
Dinheiro da Câmara Municipal
Além das despesas internas, o dinheiro da Câmara Municipal paga também a imprensa para a transmissão dos atos do Poder Legislativo, sendo que alguns dos veículos de comunicação recebem por meio de processo simplificado e sem licitação.
Divina Avelar é esposa do ex-prefeito Ival Danilo Avelar (PTB), sucessor de Lineu Olímpio de Souza (MDB) e deputado estadual eleito no último pleito.