Presidente da Frente Parlamentar Municipalista da (Alego), o deputado estadual Lineu Olímpio (MDB) vem formatando sua base junto aos prefeitos nas causas municipalistas, com a experiência adquirida como prefeito e membro de órgãos como a AGM, por exemplo.
Comissão Municipalista
Como parlamentar, Lineu Olímpio costura sua base junto aos prefeitos ao integrar uma Comissão Municipalista de dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Nesta quarta-feira, (13), durante encontro dos prefeitos que aderiram à paralisação por um dia, em manifestação contra a política tributária e de repasses do FPM da União para as prefeituras, Olímpio relatou a situação das prefeituras com a queda dos repasses, dizendo que o dinheiro não dá para pagar a folha dos servidores e outros investimentos, como na Saúde e Educação.
Mobilizar os prefeitos em torno de uma mesma causa não é uma tarefa simples, levando em consideração que, em 2024 é o ano de eleições municipais, e cada prefeito tem sua bandeira a ser levantada dentro de suas bases políticas, sendo que muitos deles são aliados do governador Ronaldo Caiado (UB), e naturalmente na base de Jair Bolsonaro, e outros estão na base do presidente Lula (PT).
Articulação política
Para o veterano Lineu Olímpio, costurar apoio não é algo tão complexo, principalmente para ele — que já tem no currículo experiência suficiente para, até ensinar o “pulo do gato”, se preciso.
Sua aliança com o deputado federal José Nelton lhe garantiu espaço necessário dentro da Câmara dos Deputados e até no Senado Federal, onde pode discutir com liberdade temas como o Pacto Federativo e transferência de recursos da União para as prefeituras.