Os mais de 200 cargos comissionados do Estado em Jaraguá devem passar por troca de funcionários com a vitória de Ronaldo Caiado (DEM) para governador.
As substituições devem acontecer de forma progressiva, ou seja, elas acontecerão entre janeiro a março.
Na chefia dos cargos comissionados do Estado, em Jaraguá, estava com o deputado Nédio Leite (PSDB), que também perdeu a campanha de reeleição no último pleito.
Ainda não há informações concretas sobre quem coordenará os cargos de comissão no município, que pode ficar entre Lineu Olímpio (PTB), Breno Leite (DEM) e Paulo Vitor, principais articuladores da campanha de Caiado em Jaraguá e região.
Segundo informações apuradas pelo Jaraguá Notícia, os servidores comissionados devem ser demitidos de forma escalonada, a partir de fevereiro do ano que vem.
A medida seria para não gerar colapso no serviço público estadual com a demissão em massa dos servidores, o que afetaria o atendimento ao público, já que os novos funcionários devem passar por treinamento antes de assumir alguns cargos considerados técnicos.
Alguns órgãos já não há mais servidores comissionados, porém, em alguns deles há o chamado indicação cruzada, quando o município indica servidores para ocupar vagas nos órgãos públicos estaduais. Há também servidores do Estado que não ocupam cargo de chefia, mas, estão com disponibilidade para o município.
Para uma substituição total dos servidores comissionados, deve antes haver uma logística para que o serviço público não sofra prejuízos, ou seja, somente a partir de março que os novos funcionários deverão estar ocupando totalmente os cargos estaduais.