Os direitos das mulheres vêm sendo uma bandeira de luta da Bancada Feminina na Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura Municipal, além do apoio incondicional dos demais vereadores e autoridades policiais.
O município recebeu a visita do delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, Alexandre Pinto Lourenço, que conheceu a estrutura da delegacia e sua capacidade para, se possível, comportar a sede da Delegacia da Mulher (DEAM).
Construída com recursos oriundos de transações penais propostas pelo Ministério Público de Goiás na comarca de Jaraguá e com a chancela da Justiça, a Delegacia de Polícia Civil está ligada à 15º DRPC, tendo como titular, o delegado Glênio Ricardo Costa. Hoje, os inquéritos que apuram crimes contra mulheres, no município, são presididos pela delegada Alanna Duarte.
O aumento de casos de violência contra mulheres na cidade vêm sendo manchete em vários jornais de grande circulação, um quadro que chamou a atenção dos vereadores, autoridades policiais e do poder público municipal.
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, (26), a vereadora e advogada Ana Karla (DEM), enfatizou a visita do delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás em Jaraguá, onde foi discutida a implantação da Delegacia da Mulher no município, que poderá ainda atender as demandas de outras cidades próximas.