A reabertura de grande parte do comércio em Jaraguá pode aumentar substancialmente os casos de notificação de infecção com o coronavírus nos próximos dias.
Tão logo o prefeito Zilomar Oliveira (PSD) editou o decreto reabrindo o comércio, dois casos já foram confirmados dentro de um mesmo mês, embora os pacientes pudessem estar infectados em até 15 dias antes do diagnóstico, sendo o prazo de incubação da Covid-19.
Enquanto não havia nenhum caso confirmado, ainda não era necessárias medidas de isolamento mais severas, portanto, com a notificação de dois casos dentro do mesmo mês já é um indicativo de que medidas podem ser adotadas para restrição de isolamento social.
Os pacientes confirmados com a Covid-19 têm idade de 28 e 53 anos, cujos nomes são protegidos com base nos direitos individuais.
Esta semana, o Ministério Público de Goiás na comarca de Jaraguá emitiu alerta sobre a divulgação de nomes de pacientes com possível infecção com a Covid-19, não delimitando, porém, a declaração do próprio paciente, caso queira fazer.
Mesmo com o uso obrigatório de máscara de proteção respiratória, parte da população não segue as regras e acabam se arriscando e oferecendo risco às demais pessoas em sua volta.