O Decreto Municipal que está em vigor e regulamenta a abertura do comércio local, uma semana sim e outra não e em horários alternativos – não vem surgindo efeito na queda de casos de infecção pela Covid-19.
Nem mesmo a fiscalização da saúde acompanhada por policiais militares vem surgindo os efeitos esperados, mesmo com aplicação de TCOs aplicados pela PM.
Se por um lado a fiscalização atua no sentido de conter a aglomeração de pessoas após o horário permitido pela prefeitura, que é das 07 às 20 horas no meio de semana, e das 07 às 14 nos fins de semana e feriados, a escala de uma semana de decreto em vigor não alcança os objetivos, já que a circulação maior de pessoas acontece no horário comercial, das 07 às 20 horas.
Segundo o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, somente em 24 horas foram registrados mais de 40 casos de infecção pela Covid-19, totalizando ainda 19 mortes.
Mesmo informados dos riscos, parte da população também não contribui com a redução de casos, principalmente pelo mal uso da máscara de proteção facial e aglomeração durante fins de semana e feriados.
Com dez leitos de UTI instalado no Hospital Sandino de Amorim, outros pacientes em estado grave podem ser transferidos para Jaraguá, já que os leitos são disponíveis pelo sistema de regulação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES).