Crianças carentes de Jaraguá estão engajadas em uma campanha desenvolvida por instituições públicas, como Escolas Municipais e Correios, onde escrevem cartas na espera de um presente dos que têm interesse em adotar uma carta.
Nas escolas públicas, as crianças carentes recebem o apoio necessário dos professores na elaboração dos pedidos até o seu destino final, de onde poderão receber seus presentes patrocinados por colaboradores ou pela própria instituição organizadora da campanha.
Assim é a campanha Papai Noel dos Correios, uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil realizada há mais de 25 anos.
Desenvolvida em todo país, ela tem como objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível (*), aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade, segundo nota divulgada pela instituição.
O que chama atenção são os pedidos de algumas crianças que, na grande maioria, pedem brinquedos, como carrinhos, bonecas e roupas, sem especificar marcas ou modelo. Um dos casos que chamou a atenção foi a de uma criança que pediu ao Papai Noel alimentação, que estava em falta em sua casa.
Geralmente são presentes de baixo custo, o que atrai milhares de pessoas que escolhem uma das cartas e se tornam o Papai Noel das crianças carentes no período da campanha.
Em Jaraguá, as Agências dos Correios estão recebendo as cartas para que sejam adotadas por um colaborador (doador).
Foto ilustrativa