Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) deverão dar prioridade para filhos de famílias de baixa renda, segundo disse o promotor Giuliano Lima, da 1ª Promotoria de Justiça de Jaraguá.
Segundo o promotor, houve um levantamento nos CMEIS da munícipio onde foram contatados que não havia protocolos de seleção mais específicos para ceder vaga para crianças, ou seja, para o MP, deve haver uma triagem das famílias que buscam por uma vaga nas unidades de abrigo temporário para as crianças enquanto os pais trabalham.
Os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs são vinculados às respectivas Diretorias Regionais de Educação e das Secretaria Municipal de Educação para atender crianças de 0 a 5 anos.
Segundo o promotor Giuliano Lima, a Secretaria Municipal de Educação foi notificada a fazer os procedimentos de triagem das famílias de baixa renda para ocupar as vagas disponíveis.
A demanda por vagas nos CMEIS de Jaraguá é considerada grande, e por isso, o MP adotou as medidas para que somente famílias de baixa renda tenham acesso ao serviço público.
Há indícios, segundo o representante do MP, de que grande parte dos pais de crianças que hoje ocupam vagas nas creches tem poder aquisitiva acima da média, com base, segundo ele, nos carros que estacionam nas portas das entidades para buscar seus filhos.
Com a triagem, espera que haja maior oferta para as famílias de baixa renda, principalmente para funcionários de comércios e confecções, disse o promotor em entrevista a Rádio Líder FM.