Em Jaraguá desde 1869, a Corporação Musical Santa Cecília é um patrimônio histórico e cultural que formou músicos de várias gerações e figura entre as mais antigas do Estado de Goiás.
Para o engenheiro civil e um dos diretores da AMA (Associação dos Defensores o Patrimônio Histórico e Cultural), Ramisses Roberto Soares, a Corporação Musical Santa Cecília não representa apenas uma escola de música, mas também, uma instituição que contribui ativamente com a formação social de jovens e adultos no decorrer de dezenas de anos.
Embora haja o Fundo Municipal de Cultura, criado por meio do Decreto 574 e Lei 1.196/2013, no governo de Ival Danilo Avelar (PTB), os recursos não são suficientes para manter a instituição de tão grande relevância para Jaraguá.
Na comemoração do momento histórico da Banda, a AMA está promovendo um Baile de Gala para o próximo dia 16/11, no Espaço Arruda, às 21:00hr, onde a renda arrecadada com a reserva de mesas será direcionada para a instituição.
Durante o período de comemoração, haverá ainda Alvorada com a Banda Santa Cecília, Missa na Igreja Nossa Senhora da Penha, e solenidades especial que ocorrerá na Câmara Municipal de Jaraguá, no dia 26 de novembro.
A Corporação Musical terá ainda homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás no dia 03 de dezembro, com encerramento do calendário comemorativo nas Ruas do Centro Histórico de Jaraguá, onde recentemente as casas receberem pinturas por parte de voluntários e direção da AMA.