Connect with us

Destaque

Coronavírus afeta a economia e desafia gestores públicos

Ainda sem nenhum caso confirmado de coronavírus em Jaraguá, embora com dois casos suspeitos, a pandemia afeta a economia e desafia os gestores

Published

on


Ainda sem nenhum caso confirmado de coronavírus em Jaraguá, embora com dois casos suspeitos, a pandemia afeta a economia e desafia os gestores e autoridades de saúde pública.

Suspensão de atendimento em órgãos públicos e alto preço de produtos de prevenção, como álcool e gel, máscara de respiração e insumos hospitalares refletem diretamente no dia a dia das pessoas e empresas.

Suspensão de serviços em delegacias de polícias, Ministério Público e Juizado, considerados como sendo serviços essenciais à população demonstram os prejuízos que uma pandemia pode causar e, pior ainda, quando não há uma vacina para conter o Covid-19.

Departamentos de saúde se preparam para a demanda de usuários como possíveis suspeitas de contaminação pelo coronavírus. Em casos deste tipo, a reação pode ser em cadeia, principalmente onde há casos confirmados e onde não há um plano de contingência e protocolos de atendimento.

Sociedade alarmada

Em redes sociais, circulam informações das mais variadas sobre a pandemia, inclusive, a possível falta de produtos alimentícios nos supermercados, orientando ás pessoas a estocar mantimento em casa. Vale ressaltar que nenhuma empresa anunciou a falta de estoque para atender a população.

Autoridades de saúde

No caso de Jaraguá, que não é diferente de outras cidades do interior, representantes de órgãos de saúde enfrentam na pele uma situação raramente vista no Brasil, sendo levadas a prestar esclarecimento das mais diversas formas possível para tranquilizar a população, ao mesmo tempo em que devem apresentar soluções em curto e médio prazo.

Estado de Situação de Emergência

Para os municípios, a força maior vem da União e dos Estados, como a medida adotada pelo Governo de Goiás que decretou estado de emergência em saúde, o que facilita a compra de insumos e produtos de saúde sem um processo de licitação, caminho que foi seguido pela Prefeitura de Jaraguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Medidas adotadas

Seguindo as mesmas normas adotadas pelo Estado de Goiás, que declarou Estado de Emergência em Saúde, a prefeitura recomendou a suspensão de atividades de aglomeração em espaços públicos e privados, como a feiras livres, shows e eventos acima de 100 pessoas.

Com normas e determinação do Ministério da Saúde por meio da Portaria N.º 356/2020, declara necessárias as medidas de isolamento ou quarentena para pessoas com sintomas análogos ao do coronavírus, cabendo ao município controlar o fluxo de pessoas em espaços públicos, seja por meio de recomendação ou por meio compulsório.

Suspensão do decreto

Se confirmado um quadro de menor risco de contaminação com o Covid-19, a Prefeitura de Jaraguá pode suspender o a Situação de Emergência, autorizando as atividades que, a partir da publicação do decreto foram suspensas.

Serviços de atendimento ao público podem ter horários alternados de funcionamento, evitando aglomeração de pessoas e eventuais riscos aos servidores e aos usuários do sistema de saúde municipal, e em outras dependências do serviço público.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.