Connect with us

Destaque

Conselho tutelar no desafio de controlar menores em festa popular

Com a realização da Festa de Exposição Agropecuária de Jaraguá, onde milhares de pessoas estarão presentes na cidade, um dos grandes desafios para o Conselho Tutelar é o de controlar o fluxo de crianças e adolescentes

Published

on

Com a realização da Festa de Exposição Agropecuária de Jaraguá, onde milhares de pessoas estarão presentes na cidade, um dos grandes desafios para o Conselho Tutelar é o de controlar o fluxo de crianças e adolescentes, tanto na parte interna quanto na parte externa do Parque de Exposição.

Assim como acontece nas feiras livres de Jaraguá, onde menores adolescentes abordam pessoas para pedir dinheiro, o mesmo episódio acontece também nas festas populares, algumas vezes sem controle do poder público.

Na Festa de Exposição Agropecuária deste ano, o Conselho Tutelar tem o desafio de controlar a entrada e a permanência dos menores sem acompanhamento de seus pais ou responsáveis no local do evento.

Há uma normativa de que os menores só poderão entrar no Parque de Exposição acompanhado pelos responsáveis, devidamente cadastrados nos pontos de controle do Conselho, onde devem constar os nomes dos menores, dos pais ou responsáveis na identificação.

Além das dificuldades para que os conselheiros mantenha o controle da presença das crianças e dos adolescentes, outro desafio é a questão dos menores que exploram os pontos de estacionamento em torno do evento.

Para a conselheira Lourdes Ramos, alguns adolescentes são agressivos, chegando a intimidar os conselheiros quando são abordados pelo Conselho Tutelar, ou seja, é preciso de um projeto mais robusto por parte da prefeitura no sentido de coibir a permanência deles em tais locais, como nas festas e feiras livres, incluindo apoio policial no momento da abordagem.

Vender ou fornecer bebida alcoólicas para menores é crime, além de outras ações que deve ser evitadas pelos adultos, como dar carona para menores sem autorização de seus responsáveis, dentre outras.

No caso que as pessoas se deparem com situações estranhas envolvendo crianças e adolescentes, deve ser acionada a Polícia Militar ou o próprio Conselho Tutelar para averiguação.

Telefone do Conselho Tutelar de Jaraguá: (62) 3326-3773

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.