Religião
Como as igrejas evangélicas se multiplicam em Jaraguá

Considerado como um fenômeno mundial, as igrejas evangélicas se multiplicam em cidades pequenas, diferente do que acontecia há 30 anos, quando o crescimento das igrejas se limitava nas capitais dos estados.
Igrejas evangélicas em Jaraguá
Em Jaraguá, pelo menos 20 ministérios diferentes e com convenções próprias formam uma das maiores redes de denominações evangélicas espalhadas pelos bairros, com tendência de que outras denominações também possam abrir suas portas nos próximos anos.
Se antes os grandes ministérios evangélicos predominavam nas capitais, hoje, as pequenas denominações independentes já são maioria nos municípios, grande parte delas sem sede própria e com poucos fiéis como membros.
Leia também: Igreja Assembleia de Deus perde membros em massa
Denominações independentes
As pequenas denominações independentes são resultados da dissidência de outros ministérios com maior representatividade, como as Assembleias de Deus, um dos mais antigos movimento pentecostal fundado no Brasil, denominação que também detém o maior número de igrejas dissidentes, seguida pela Igreja Deus é Amor, fundada em 1962, e para a Universal do Reino de Deus, fundada em 1977.
Maiores ministérios
Assembleia de Deus de Madureira, Assembleia de Deus Missão, Igreja Fonte da Vida, Igreja o Brasil para Cristo, Igreja Deus é Amor, Igreja Cruzada, Igreja Presbiteriana, Igreja Presbiteriana Renovada, Igreja de Cristo, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Adventista, Igreja Congregação Cristã no Brasil, Igreja Internacional da Graça de Deus, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, e Igreja Universal do Reino de Deus.
Outras denominações evangélicas independentes não foram incluídas na lista por não possuir convenção própria, ou que estão em fase inicial no município, algumas delas com menos de 100 membros.
Financiamento das igrejas
Somente no Setor Dhema da Mata, há cinco ministérios independentes, além de denominações ligadas a outros ministérios com convenções representativas, como as citadas acima.
Assim como na Igreja Católica Romana, as igrejas evangélicas são financiadas pelas ofertas e os dízimos dos fiéis, donativos pregados como sendo parte dos mandamentos dados por Deus, e outras vezes são oferendas voluntárias dos frequentadores.
O dinheiro doado pelos membros é aplicado na construção de templos, em missões evangelísticas, em ações sociais e na manutenção dos templos, além de pagar os salários dos pastores e auxiliares diretos.
______________________________________
Izaías Sousa
