As Cavalhadas de Goiás serão homenageadas por meio da Comenda Padre Silvestre Álvares da Silva, que representou Jaraguá e o Estado de Goiás na primeira Constituição Brasileira de 1823.
Padre Silvestre e Cavalhadas de Goiás
O Projeto de Lei nº 781/23, de autoria do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB), institui, no âmbito do Estado de Goiás, a Comenda Padre Silvestre como reconhecimento de um dos maiores símbolos cultural e religioso do Centro Oeste.
Segundo o projeto, a comenda será entregue 13 dias antes da celebração de Pentecostes, em sessão solene que será realizada na sede do Poder Legislativo, ou em algum município, por determinação do presidente da Casa.
Investimentos
Serão concedidas 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do circuito das cavalhadas, do poder público municipal, estadual e da União. “Este ano, o Governo de Goiás destinou mais de R$ 3 milhões, que vão atender 13 municípios goianos com o circuito das cavalhadas. Anteriormente, eram nove.
Em resgate à cultura, quatro municípios foram acrescentados neste ano e, no próximo, mais dois municípios participarão do circuito, fazendo com que 15 cidades no estado de Goiás realizem essa grande encenação”, pontuou o autor da matéria.
Importância
Olímpio evidenciou que, além da grande importância voltada à cultura, o evento leva, também, um incremento para a economia do município em que é realizado. Diante da afirmativa, ele justificou a apresentação do projeto de resolução que tem como intuito criar a Comenda Cavalhadas de Goiás, com o nome de Padre Silvestre Álvares da Silva.