Os últimos números de infecção por covid-19 apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde mostra a gravidade do aumento de casos que já assustam a população.
Sem decretos mais restritivos e que regula o funcionamento comércio, considerados como os pontos de maior risco, é bem possível que Jaraguá seja uma das cidades com maior foco da doença nos próximos dias. Estabelecimentos como bares, restaurantes, academias e igrejas devem ter atenção especial nas medidas restritivas.
Fiscalização e decretos
Mesmo havendo fiscalização sanitária, as ações isoladas sem decretos não conseguem controlar fluxo de pessoas nos estabelecimentos comerciais sem que haja uma lei que regule horários de abertura e fechamento, além de rodízios e escalonamento por setores, sendo as medidas mais promissoras com relação aos resultados.
Os municípios não podem aguardar ações do estado sem tomar suas próprias medidas sanitárias, mesmo que represente desgaste político, dizem especialistas.
Vacinação em Jaraguá
Nesta quarta-feira (23), o boletim epidemiológico registrou 333 casos, com 157 óbitos.
Com 50 mil habitantes, Jaraguá tem hoje 17.535 pessoas vacinadas, número abaixo do esperado devido ao atraso do programa nacional de imunização, do Governo Federal, e que também é alvo de investigação na CPI da Covid, no Senado Federal.