As Cavalhadas de Jaraguá está entre as cidades que também realiza o evento que faz parte do Circuito Cultural de Goiás, que neste ano, além da presença do governador Ronaldo Caiado, estava a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. O evento terminou nesta segunda-feira (20), que foi feriado municipal.
Cavalhadas de Jaraguá
Ronaldo Caiado já é considerado um convidado com a presença confirmada em todas as edições da Cavalhadas, presente nos quatro anos de governo do prefeito Paulo Vitor (União).
Junto com a Festa do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas de Jaraguá é um patrimônio cultura do município, hoje com 45 mil habitantes – e pode onde passa linha imaginária da rota de Cora Coralina.
Evento cultural
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII geralmente durante a festa do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.
Patrimônio imaterial de Goiás
Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
Com Agência Cora de Notícias