Uma iniciativa da vereadora e presidente da Câmara Municipal Divina Avelar (UB) tem como objetivo um programa ambicioso e necessário, ou seja, a castração de cães abandonados em Jaraguá. Na primeira fase, somente 100 animais serão castrados, servindo como projeto piloto no controle da população animal.
Animais em órgãos públicos
Já é possível dizer que Jaraguá é uma das cidades com maior número de cães que vivem nas ruas e são alimentados pela população. Nem os órgãos públicos escapam na população canina. Como exemplo, podemos citar o Hospital Estadual (HEJA), onde os pacientes têm que se desviar dos cachorros em busca de atendimento na unidade de saúde.
Segundo informações apuradas pela produção, a direção administrativa do HEJA já protocolou pedido junto à Secretara Municipal de Saúde (SMS) para que os cães sejam retirados do local.
Projeto piloto em Jaraguá
Segundo a autora do projeto, a castração dos primeiros 100 animais não representa muito, mas é um projeto que deve crescer até que a maioria dos animais que vivem em rua sejam castrados.
Na cidade, dois canis administrados por cuidadores voluntários já estão lotado e sem capacidades para receber novos animais, totalizando cerca de 350 animais. A castração será nos dias 7 e 8 de março, no Park de Exposição Agropecuária.