A Câmara Municipal de Vereadores, por meio do Projeto de Resolução n. 02/2023, cria no âmbito do município a Comenda Maria Augusta Barbo de Siqueira.
Comenda Maria Augusta
Maria Augusta nasceu em 1934 e foi esposa de Clodoaldo Barbo de Siqueira, o primeiro a presidir a Câmara de Vereadores entre os anos de 1947 a 1950.
Com sua vasta formação acadêmica e portadora de um currículo admirável, Maria Augusta era formada em pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e lecionou várias disciplinas em renomados colégios de Goiânia.
Personalidade cultural
Augusta foi diplomada como Destaque Cultural pelo governo de Goiás no ano de 2002, além de dar o nome à sala de exposição do Museu de Artes Sacras de Jaraguá.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Divina Avelar (UB), falando em nome dos vereadores, a homenagem à Maria Augusta é uma forma justa e merecida, sendo uma mulher que, por sua dedicação na política, na vida profissional, social cultural e artística, ela contribuiu muito para o destaque de Jaraguá.
Segunda Comenda de Jaraguá
A Comenda Maria Augusta passa a ser a segunda comenda criada pelo município e será uma forma de homenagear as mulheres que se destacaram em Jaraguá por suas relevantes ações em prol da sociedade.
No âmbito do Poder Legislativo Municipal, a Comenda Maria Augusta será entregue anualmente para as mulheres escolhidas pelos vereadores. O município tem ainda a Comenda Padre Silvestre, que também é uma homenagem entregue para pessoas de grande relevância social.
Maria Augusta foi uma das idealizadoras do Projeto AMA (Associação dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural de Jaraguá), por meio da qual prestou relevantes serviços à cultura.