Os boletins de óbitos por Covid-19 em Jaraguá, lançado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde — têm diferença de até dez mortes em relação ao boletim do estado.
Nesta terça-feira, (23), os dados emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, notificavam como confirmados, 63 mortos pela Covid-19, enquanto que o boletim do estado apontava somente 51 óbitos no município, uma diferença de 12 óbitos.
Segundo a coordenadora que alimenta o sistema de monitoramento Covid, na Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Ferreira, os dados dão divergência de números no sistema, mas que não afeta os números reais emitidos pelo município.
Enquanto que Jaraguá tem os números atualizados diariamente, o sistema de notificação de óbitos da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) demora, em média, cindo dias para receber as informações.
Outro fator que interfere nas divergências de dados acontece porque, alguns óbitos são notificados por hospitais fora de Jaraguá, que demora alguns dias para cair no sistema.
As divergências de números podem interferir diretamente no zoneamento de locais com maior número de casos de Covid-19, definidos pelo Governo de Goiás por cores.