Com boa avaliação nas pesquisas de opinião dos eleitores, na margem de 84%, segundo o Jornal Opção, o candidato a reeleição Paulo Vitor Avelar (União Brasil) segue para seu último dia de campanha, já que, no domingo, (6), será o dia das eleições para prefeitos e vereadores.
Disputa eleitoral em Jaraguá
Em 2020, segundo pesquisa promovida pelo Instituto Cerrado, mostrou que Paulo Vítor Avelar (DEM) disputou seu primeiro mandato com o candidato Zilomar Oliveira (PSDB) com 48% das intenções de votos, contra 24% do candidato Zilomar, e 12% do candidato Avimar Teodoro (MDB).
Na disputa para o segundo mandato, o prefeito e candidato tem mais de 84% das intenções de votos, contra 3,8% em relação ao candidato Epaminondas de Freitas (PSDB).
Se eleito, Paulo Vitor entra para a história política da região como um dos mais bem avaliados em pesquisa eleitoral, além de promover uma das campanhas de alto nível, levando em consideração a austeridade conduzida no decorrer da campanha, além de outros fatores que contribuíram com sua boa aceitação nas pesquisas de opinião pública.
Ações do governo de Paulo Vitor
Concluindo os quatro anos de governo, o prefeito Paulo Vitor deve terminar sua gestão com pontos positivos na administração pública, principalmente por conseguir realizar obras estruturantes de grande importância social, como pavimentação asfáltica, recapeamento, doação de lotes para construção de moradias, reformas e ampliação de praças, e, não menos importante, a revitalização da Avenida JK, uma das mais belas da cidade.
Além dos investimentos em obras estruturantes, o governo de Paulo Vitor também teve marca registrada nos aspectos culturais de Jaraguá, incluindo reformas das igrejas centenárias; do museu histórico tombando pelo IPHAM, e da reconstrução do prédio Balança, Mais não Cai, construído entre 1935 a 1941 pelo Clube Fraternidade Jaraguense, prédio que desabou no governo de Zilomar Oliveira.
Investimento em cultura
Na rota da cultura, outra obra importante que foi entregue é o Beco do Galvão, localizada na entrada do Parque Estadual da Serra de Jaraguá, um dos pontos mais frequentados por turistas, principalmente praticantes do Parapente.
Outro feito que marcou o primeiro mandato do candidato Paulo Vitor foi o investimento nos servidores públicos, seja por meio de capacitação profissional — ou com a melhoria salarial por meio de assinaturas de progressões e titularidades, assinadas de forma coletiva para todos os servidores.
“Para se governar bem, é preciso estar em sintonia com a população e suas demandas, além de valorizar os servidores que movem a máquina administrativa”.
Demandas de governo
Sem pontuar apenas as conquistas, o prefeito só não conseguiu pagar o reajuste integral do piso dos professores, sendo uma demanda ainda vigente, mesmo com vários diálogos com representantes sindicais.
Para a próxima gestão, caso seja eleito no dia 6 de outubro, Paulo Vitor terá outros desafios pela frente, embora o segundo mandato já tem promessas de recursos volumosos para serem investidos na cidade, como é o caso da construção de uma Escola de Artes com espaço para 500 pessoas.
Promessas de futuro
Outra promessa para a segundo mandato foi do deputado federal José Nelto (Podemos), que garantiu investimento na ordem de R$ 25 milhões. Nelto foi o maior parceiro político do prefeito Paulo Vitor — e o que mais destinou recursos para Jaraguá ao longo dos quatro anos de governo.
Na base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o prefeito teve a participação integral do estado em sua cidade natal, com os secretários de governo em peso em sua administração e destinando recursos, obras e serviços para o município, além da representatividade na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por meio do deputado estadual Lineu Olímpio (MDB).