A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da rede pública municipal promoveu, no dia 25/08, no auditório da prefeitura, uma palestra para os profissionais das farmácias com foco no bom relacionamento entre servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro contou com a presença de vários palestrantes da área da saúde, como a farmacêutica e bioquímica, Lorena Báia, e o médico Thiago Campos, que atua junto ao Sistema Prisional de Jaraguá.
Na ocasião, vários temas foram discutidos, como a importância dos profissionais da farmácia no âmbito do SUS e no relacionamento com os usuários.
Etapas de acesso aos medicamentos
Segundo a palestrante Lorena Báia, o conceito de farmácia é bem amplo dentro do contexto do Sistema Único de Saúde, destacando o acesso aos medicamentos por parte da população em suas várias etapas, como seleção, planejamento das necessidades, aquisição, entrega pelo fornecedor e outros.
“Um dos objetivos da assistência farmacêutica é garantir a oferta de medicamentos eficazes e seguros. A seleção de medicamentos objetiva a identificação que possuem comprovada eficácia e segurança para a população”, disse.
Sistema Rename
O sistema RENAME também foi tema da palestra, além do controle de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde aos municípios e suas normas legais de aquisição.
Durante a palestra, foram apresentadas normas para o gerenciamento de medicamentos pelo município com base nas Leis 8.666/93, e a Lei 14.133/21, que trata sobre o processo licitatório no âmbito da gestão pública.
Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Liese Cordeiro, o encontro foi muito produtivo e atendeu a demanda dos profissionais de Jaraguá, ao mesmo tempo em que agradeceu os participantes e colaboradores.