Uma vaca morreu depois de ser contaminada com a doença da raiva em uma fazenda em Rialma, município situado na região do Vale do São Patrício, em Goiás. Além do bovino, outros quatro animais vieram a óbito pela doença.
A vaca apresentava fraqueza, cambaleios e espuma na boca desde o dia 30, mas a equipe da Agrodefesa não conseguiu fazer o atendimento devido às fortes chuvas que caíam na região. Na segunda-feira (3), a vaca morreu.
O gerente de sanidade animal da Agrodefesa, Antônio do Amara, explica que veterinários foram no local no dia seguinte para coletar material para uma análise. “No dia 4 de janeiro, conseguimos fazer a coleta do animal. É um bovino, uma fêmea, conseguimos coletar o material encefálico e trouxemos o material para o laboratório de diagnostico que fez a análise que deu positivo para doença da raiva”, explica.
Outros quatro animais morreram com os mesmo sintomas
Além da vaca, um cavalo de uma propriedade vizinha morreu com sintomas semelhantes. Outros três animais, entre eles porcos e cavalos, morreram também.
Após a confirmação da doença, a equipe da Agrodefesa retornou no local para orientar os produtores rurais a vacinar seus rebanhos, num raio de 12km, contra a raiva. A vacinação é obrigatória e será fiscalizada pelo órgão.
“Estamos acompanhando a vacinação, a parte de controle de morcegos hematófagos junto com um profissional e a orientação a população da parte de zoonoses que é a transmissão do animal e que ela é 100% letal. No momento em que a pessoa ou o animal é contaminado, não tem tratamento e geralmente vem a óbito entre 10 e 14 dias”, explica o gerente.
Fonte: Mais Goiás