O deputado estadual Amilton Filho (MDB) protocolou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, requerimento junto ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), em que solicita, em caráter de urgência, notificação da Casa ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a pavimentação de um treco de cerca de 43km da BR-070, entre a cidade de Cocalzinho de Goiás e a BR-153, no município de Jaraguá.
Rodovia federal sem asfalto
Este é o único trecho da rodovia federal sem pavimentação asfáltica, o que representa pouco mais de 3% do total de 1.317,7 km da BR, que começa em Brasília (DF) e termina no distrito de Corixa, em Cáceres (MT), na fronteira com a Bolívia.
Amilton Filho explica que a falta de manutenção e de pavimentação neste trecho da BR traz sérios transtornos a usuários, a maioria produtores rurais, que têm verificado prejuízos não só com a perda de parte de sua produção, em especial o leite, devido à falta de condições de escoamento e severo danos aos veículos. “A situação da rodovia é crítica e preocupante, ainda mais neste período chuvoso, por isso, asfaltar este trecho tão pequeno, o último ainda sem asfalto justamente em território goiano, é salutar para dinamizar a economia daquela região, que também é forte no turismo”, lembra Amilton.
Risco para os motoristas
Recentemente, um carro que trafegava neste trecho foi arrastado pelas águas de um rio que se encheram rapidamente devido a uma tromba d’água. No veículo, estavam seis pessoas, sendo três idosos, duas crianças e o condutor. Felizmente, devido à rápida ação de outros transeuntes, todos foram salvos após eles fazerem uma “corrente Humana com os braços dados e conseguirem salvar todos, mas o evento causou perda total do veículo.
Reportagem: Alego