Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias continuam na busca pelo Plano de Carreira para que possam receber direitos trabalhistas pagos para os demais servidores efetivos do município, luta que se arrasta desde 2017.
Sem previsão de quando a prefeitura irá formular o referido plano, o sindicato que representa a categoria continua na luta em defesa da classe no município de Jaraguá.
Salário Base dos Agentes de Saúde
Juntamente com o Plano de Carreira, os Agentes Comunitários e os Agentes de Endemias aguardam a aprovação na Câmara Federal da Proposta de Emenda à Constituição N.º 22/2011, que eleva o salário base da categoria para dois salários mínimos, embora o referido valor já venha sendo pago pelo município.
Em audiência pública ocorrida na última sexta-feira (10), na Câmara Municipal, onde foi discutido reformulação do Regime Jurídico dos Servidores Públicos, representantes do sindicato da categoria estiveram presentes e deram sinal positivo com a proposta da Procuradoria Municipal, considerado que a reunião foi produtiva, disse a presidente Cleonildes Reis, embora não haja resposta definitiva sobre o envio do Plano de Carreira dos ACE e ACS para a Câmara.
Plano de Carreira
Para a presidente do sindicato, uma minuta do Plano de Carreira já foi enviada para a prefeitura e aguarda decisão do prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM).
O sindicato representa, hoje, 105 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias . Com o plano, os ACS e ACE poderão receber as progressões salariais e outros benefícios incorporados no salário.