Connect with us

Segurança e Justiça

Advogado que impediu transferência de idosos é homenageado

Published

on

 

O advogado Biracy Antônio Camargo, que impediu a transferência de 23 idosos do Asilo São Vicente de Paula recebeu Moção de Aplausos do vereador Sinval Félix (PR), homenagem prestada também pelos demais vereadores.

Ao usar a tribuna livre como convidado, o advogado agradeceu pela homenagem e, durante dez minutos, falou sobre as condições dos idosos que são mantidos pela Associação São Vicente de Paula, entidade beneficente e com mais de 40 anos de atuação em Jaraguá, inclusive na direção do primeiro hospital do município, onde nasceu a maioria dos munícipes.

Advogado atuou como cidadão

Biracy Camargo, em suas declarações aos vereadores, alegou que atuou como um cidadão, mesmo sendo advogado, já que a administração da Associação Vicentina, sem prévio comunicado chegou à cidade em um dia chuvoso, no final de semana, onde colocaram os idosos em uma vam e os levaria para outras cidades, sem acompanhamento de organizações sociais, do Ministério Público de Goiás, além da ausência de médico e assistente social.

Para o advogado, sua intervenção teve o apoio da polícia militar, já que uma rua teve que ser interditada para evitar que os servidores da associação deixassem a cidade sem nenhum acompanhamento de organização representativa naquele momento. Todo trabalho, segundo o defensor, foi pautado dentro do Estatuto do Idoso, que assegura tratamento digno aos idosos.

Representantes sociais

Na ocasião, Biracy Camargo convidou os vereadores para que acompanhasse de perto as associações de classe e de interesse público de Jaraguá, citando a OAB, Conselho Comunitário de Segurança, ONGs e demais entidades que também podem atuar em casos semelhantes na proteção de pessoas vulneráveis.

O caso repercutiu na imprensa estadual e mobilizou o Poder Executivo e o Legislativo, além de comunicar ao Ministério Público sobre quais seriam os procedimentos a serem adotados naquele caso. Em resposta, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM) anunciou a intervenção de 180 dias no Asilo São Vicente de Paula, período em que outras ações serão adotadas, inclusive judicialmente.

Para alguns vereadores, a Associação São Vicente de Paula não tem interesse em manter o asilo, e que por trás estaria o interesse econômico com a venda da área, avaliada em R$ 3 milhões. Meses antes, uma ação da Polícia Civil de Jaraguá foi acionada pela direção do asilo para apurar uma suspeita de desvio de dinheiro dos idosos, caso que se agravou com a chegada dos representantes para fechar a instituição beneficente.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.