As unidades das Academias de Saúde receberam reforma e uma linha completa de equipamentos de atividades físicas de última geração, em cerimônia que aconteceu na manhã desta quinta-feira, (21), na Praça da Bíblia, na Vila Brasilinha.
As Academias de Saúde é um programa do Governo Federal em convênio com os municípios, onde são instalados em praças públicas, de livre acesso à população.
Os equipamentos entregues são específicos para o reforço e complemento das atividades físicas da população que não frequentam uma academia comercial, ou seja, o programa atende pessoas que não têm interesse ou condição de frequentar regularmente uma academia comercial.
Na mesma ocasião, a secretária de saúde Rúbia Oliveira fez a entrega de uniformes para os servidores da pasta, como: camisetas, jalecos e bolsas de trabalho para agentes de endemias, agentes comunitários e servidores da Secretaria de Saúde.
Segundo Rúbia Oliveira, em seu discurso, a secretária fez menção aos 30 anos em que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi definitivamente efetivado no Brasil, e a Academia de Saúde é mais uma ferramenta de uso público, ressaltando sobre a importância das atividades físicas regular na manutenção da saúde física e mental, como no controle da hipertensão, diabetes e outras doenças.
Para o prefeito Zilomar Oliveira (PSDB), a entrega da reforma das Academias de Saúde faz parte de seu plano de governo ainda antes de ser eleito, quando assumiu o compromisso de investimentos em todas as áreas sociais, justificando que as academias foram construídas em outras gestões, e que estavam praticamente abandonadas.
Dois preparadores físicos estarão disponíveis no período da manhã e da tarde nas academias dando treinamento e suporte aos frequentadores, além de ensinar como devem ser usados os equipamentos que foram entregues.
Izaías Sousa