A posse do prefeito eleito Renato de Castro (UNIÃO) aconteceu nesta quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Goianésia, cidade onde o ex-deputado estadual vai governar por mais quatro anos, depois de perder a campanha para o primo Leonardo Menezes (Leozão).
Posse do prefeito Renato de Castro
Sua vice, Luciana Naves, também tomou posse e foi citada por Renato como sendo a figura principal nos bastidores da política de Goianésia nos últimos anos. Luciana é filha do advogado e ex-prefeito Gilberto Naves, que também foi deputado estadual por Goiás, cargo que também foi ocupado por sua esposa Mara Naves.
O evento foi marcado com a presença dos 15 vereadores eleitos. Além de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público de Goiás, de autoridades civis e militares, além da presença de familiares, funcionários públicos e parte da população da cidade, hoje com 100 mil habitantes.
Abraço dos primos antagonistas
Durante a assinatura da posse e transferência do cargo, Renato de Castro e Leozão compartilharam um abraço tímido, sem comemoração por parte do público presente.
A relação entre os primos ficou abalada quando Leozão não abriu espaço para que Renato de Castro saísse candidato nas eleições de 2020.
Leonardo de Castro fez a campanha política com o apoio de membros do grupo Lages, uma das maiores empresas de produção de álcool e açúcar de Goiás. A disputa entre ambos pela Prefeitura foi citada por Renato como parte do processo político.
“Não conheço uma disputa política que seja fácil, e isso não é somente em Goianésia, é em todo o Brasil”, disse Renato.
O prefeito assumiu o compromisso de investimentos em obras e serviços primordiais na cidade, como na área da saúde, educação e infraestrutura, áreas consideradas como sendo o maior gargalo para os prefeitos eleitos e reeleitos.
No evento de posse, três prefeitos reeleitos estavam presentes, dentre eles o prefeito de Jaraguá Paulo Vitor Avelar (UNIAO), que foi assessor de Renato em seu primeiro mandato como prefeito de Goianésia.
Luciana Naves – vice-prefeita