A instalação de vários tachões nas ruas e avenidas de Jaraguá vem provocando uma onda de protestos de motoristas inconformados com a falta de critérios por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
Segurança x Mobilidade
Na Câmara Municipal, há inúmeros pedidos de vereadores para que a SMT instale mais tachões em algumas ruas da cidade, atendendo aos pedidos de moradores incomodados com o trânsito.
Na porta de uma escola municipal no Jardim Ana Edith, além de um quebra-molas feito de asfalto, a avenida recebeu também um tachão a menos de 20 metros um do outro.
Engenharia de tráfego
A questão se esbarra na falta de critérios sobre a instalação do dispositivo reflexivo, já que a mobilidade urbana fica comprometida com os tachões.
Embora seja voltado para prevenir acidentes em alguns locais, não há estudo prévio de engenharia de tráfego para indicar o local com maior fluxo de veículos e pedestres.
Na baixada da Avenida do Certório, sentido Centro – Vila São José, há dois tachões instalados há menos de 100 metros um do outro. A produção não conseguiu contato com o superintende de trânsito para comentar sobre o caso.