O filme da Barbie, com a atriz Margot Robbie, será exigido em todos os cinemas do país nesta quinta-feira (20). Em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, os lugares já estão 70% reservados.
Filme Barbie
No filme, a estrela Barbie que encantou milhões de crianças em todo mundo, passa para a vida real após ser expulsa da Barbieland, justamente por ser uma boneca não tão perfeita.
Uma produtora deve lançar em breve o filme da Barbie negra, o que já provocou respostas negativas do público acostumado com a boneca loira, como apresentada nos desenhos e nos filmes.
Mas, por que o preconceito com a cor da pele ainda é um tabu na sociedade moderna? A questão está justamente no racismo estrutural que incorpora moda e beleza baseado em mulheres e homens de pele branca, inclusive nos comerciais de TV.
Cultura do preconceito
As crianças são formadas pela cultura do preconceito de forma silenciosa, porém, muito realista nos comerciais de produtos, inclusive os que são voltados para o público infantil, definido a cor branca como a mais aceitável pela sociedade moderna.
Como as crianças negras reagem frente às personagens de pele branca? Bom, pode ser que no momento alas nem percebam que estão sendo influenciadas e condenadas de forma sutil pela indústria da beleza, porém, o preço que vão pagar pode durar a vida toda, sofrendo discriminação social simplesmente por serem negras, sem espaço no mercado de trabalho, nas passarelas da moda e na vida como toda.
Barbie negra
A Barbie negra pode ser apenas uma ficção que talvez nunca vai ter o mesmo público como tem a Barbie loira criada pelos ocidentais e alimentada pela indústria do cinema.
Foto: Divulgação