Uma nova sede da Secretaria Municipal de Saúde foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (18) e contou com a presença do secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, além da presença de autoridades civis e militares. A pasta é comandada pela odontóloga e servidora efetiva, Ludimila Machado.
A antiga secretaria atendia a população na Avenida JK, porém, devido à dificuldade de acessibilidade dos usuários no andar superior do prédio, a prefeitura teve que fazer a mudança para um novo edifício, com atendimento somente na parte baixa, em um prédio localizando frente à Praça do Coreto, no centro da cidade.
Na ocasião, o secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, fortaleceu a promessa de permanência dos dez leitos de UTIs no Hospital Estadual Sandino de Amorim, por determinação do governador Ronaldo Caiado, disse.
Ampliação do Hospital Estadual
Alexandrino anunciou também a ampliação do HEJA, que deverá se tornar em referencia na região, com ampliação de atendimento e especialidades médicas, sendo esta uma cobrança antiga da população que tinham que recorrer no setor de regulação da Saúde para ter acesso aos atendimentos, considerado demorado para algumas situações.
O prefeito Paulo Vitor Avelar (DEM) disse que houve uma força-tarefa para organizar o novo prédio. Segundo o prefeito, o antigo hospital era, na verdade, um ‘grande PSF’, e que só gerava despesa para o município, anunciando as especialidades de urologia, otorrino e pediatria no HEJA.
Cirurgia de catarata
No discurso do presidente da Ceasa, Lineu Olímpio, foi anunciado um recurso de R$ 500 mil por meio do senador Jorge Kajuru, que será aplicado em cirurgias de cataratas, atendendo a Secretaria Municipal de Saúde.
A nova secretaria conta com equipamentos novos, além das mobilias para os usuários e servidores, além da entrega de uma nova ambulância, recursos na ordem de R$ 4 milhões que foram recuperados de fundos perdidos destinadas para Jaraguá.