Com mais de 50 mil habitantes, a cidade de Jaraguá ao longo dos anos passou por pouca transformação em relação à infraestrutura urbana, principalmente na questão do saneamento básico e pavimentação asfáltica.
Décadas se passaram sem que os gestores fizessem investimentos robustos na infraestrutura, deixando a cidade distante da realidade de outros municípios mais desenvolvidos, como a vizinha cidade de Goianésia, conhecida como a Princesa do Vale e considerada um modelo em termos de qualidade de vida e urbanismo.
Nesta semana, mais uma fatia representativa de investimento foi anunciada para o recapeamento asfáltico de Jaraguá, na ordem de R$ 1,2 milhões, recurso de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal José Nelto (Podemos), que lidera na lista dos parlamentares que mais destina recursos para o município, segundo levantamento feito pelo JN.
Saneamento Básico
A Câmara Municipal já discute o Plano Municipal de Saneamento Básico, que faz parte de programa estrutural das ruas e avenidas, bem como na melhoria da saúde pública segundo os protocolos sanitários e ambiental.
Segundo o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM), até no fim de seu governo grande parte das ruas de Jaraguá vão receber o recapeamento asfáltico, com a promessa de levar também o asfalto para outros setores, como ao Primavera III.
Com a chegada do asfalto novo, chega também outras ações importantes no processo da mobilidade urbana, ou seja, a sinalização das vias públicas dentro dos padrões de engenharia de tráfego, obra esta em andamento por meio da participação da comunidade em audiência pública.