Durante a cerimônia de elevação do 22º Batalhão de Bombeiros Militar de Jaraguá, o prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM), em palavras direcionadas às autoridades de estado, citou a queda nos casos de violência registrados no município.
Falando ao Secretário de Segurança Pública Rodney Miranda e na presença de comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o prefeito agradeceu ao governador Ronaldo Caiado (DEM) pelos programas de segurança e combate à violência no estado.
Violência histórica
Em 2011, Jaraguá teve o maior número de assassinatos registrados naquele período, que chegou à marca dos 22 casos, maior parte dos crimes tinham como motivação o roubo de gado, tráfico de drogas e pistolagem.
Sem uma Regional de Polícia Civil e Militar e com déficit de policiais e delegados, nem todos os crimes eram desvendados, casos que dependiam de operações policiais das delegacias especializadas requeridas pelo Ministério Público diante do clamor social.
Segundo o prefeito, Jaraguá pode fechar o ano com cinco casos de homicídios registrados, além da queda no número de roubos, furtos e outros crimes.
Embora não fossem citados, os casos de violência contra a mulher é o tipo de crime com maior número de registro policial em Jaraguá, ocasião em que o secretário Rodney Miranda anunciou a chegada da Delegacia da Mulher para Jaraguá nos próximos 30 dias.