O ciclo de mortes pela Covid-19 apresenta dados negativos mesmo com o Plano Nacional de Imunização, já que os números estão caindo, o que reflete em um retorno gradativo das atividades consideradas normais, como os eventos e abertura total do comércio sem medidas restritivas.
Com 50 mil habitantes, a cidade de Jaraguá já contabilizou 200 mortos pela Covid-19, número alarmante pelo tamanho da população onde quase todos se conhecem. Raramente há alguém que está na lista dos mortos que não esteja próximo de cada cidadão, seja no ciclo de amizade ou em um grau de parentesco.
Vidas perdidas
O que assusta, na verdade, é justamente o fato de que todos faziam parte da mesma sociedade e eram conhecidas por grande parte dos moradores, mortes que são mais que números, são vidas perdidas por uma doença que ainda está sendo controlada com o ciclo completo da vacinação.
Nas redes sociais, cada vítima da Covid-19 é homenageada pelos parentes e amigos, dentre elas, pessoas de todas as idades, profissionais, trabalhadores, servidores públicos, homens e mulheres que contribuíram com a sociedade e com suas famílias.
Seria impossível enumerar todos os mortos pelos seus nomes ou fotos, mas elas não serão esquecidas com o tempo, mesmo que não haja mais a Covid-19, ou que outras vítimas sejam curadas.
O que aprendemos?
A Covid-19 escreveu uma triste história na humanidade no século XXI, destruiu famílias, deixou filhos sem pais e herdeiros do luto. Aprendemos que a vida pode ter outros rumos, que há novas formas de trabalhar e divertir, que é preciso atenção especial dos governos para tempos de crise sanitária e de saúde pública. Só não aprenderemos a conviver com a perda dos parentes e amigos.
Não podemos afirmar que a Covid-19 deixará marcas positivas na história. 200 vidas perdidas são 200 famílias em luto, famílias que agora lutam para conviver sem o ente querido. Nesta segunda (22), apenas dois casos de Covid-19 estão em suspeita. No total, a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 59.892 vacinas, com 7.562 casos notificados desde o inicio da pandemia.