Connect with us

Destaque

Mês de prevenção ao suicídio mobilizou servidores da Saúde

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorando no dia 10 de setembro mobilizou servidores da Secretaria Municipal

Published

on


O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorando no dia 10 de setembro mobilizou servidores da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (1º/9), nos cruzamento das avenidas JK com a Cel. Tubertino Rios.

Com faixas e balões amarelos, os servidores fizeram campanha educativa para alertar sobre os cuidados com as pessoas que apresentam sinais que podem indicar uma possível ação suicida.

Suicídios em Jaraguá

Mesmo sem dados estatísticos, Jaraguá contabiliza dezenas de casos de suicídios nos últimos dez anos, o que leva as autoridades de saúde pública a adotarem medidas que possam levar tratamento psicológico preventivo.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo foi uma data escolhida para que especialistas em saúde e comunidade reflitam sobre medidas de prevenção ao suicídio, que também deve ser adotada pelas famílias onde há casos do fenômeno, como pessoas que apresentam quadros depressivos, ou que são dependentes químicos.

Diariamente, cerca de 32 pessoas cometem suicídio no Brasil, número que traz um alerta da Organização Mundial de Saúde. Quem pratica suicídio deixa uma lacuna nos familiares e amigos, que também merecem atenção dos programas de saúde mental oferecido em todas as esferas de governo.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA E JUSTIÇA

OUÇA AGORA!

EDUCAÇÃO

Copyright © 2008 Jaraguá Notícia. Portal de Jornalismo.