Ludmila Machado toma posse como a nova secretária de Saúde e traz consigo outros nomes que vão auxiliar diretamente a pasta, considerada uma das mais pesadas da administração, junto com as secretarias de Educação e Obras.
Administrada no primeiro semestre pelo odontólogo Wander Belo, que exerceu a função por três vezes, no governo de Lineu Olimpio e Ival Avelar, a nova secretária disse que pretende dar seguimento aos trabalhos iniciados por Wander Belo, prometendo parceria com os demais servidores públicos.
Chefe de Gabinete
Servidora pública efetiva como odontóloga, Ludmila vai trabalhar com três assessores diretos, sendo um deles a chefe de gabinete Joice Fernandes, que também foi assessora de Wander e que mantém uma boa aceitação na pasta. Joice Fernandes também foi diretora administrativa do Hospital Sandino de Amorim, antes de sua estadualização.
Articulação externa
Outro nome que vai assessorar diretamente a secretária Ludmila Machado é funcionário de carreira e ex-vereador Valter Júnior (Juninho Belo), que responde pelo setor de regulação de consultas e cirurgias, departamento com alta demanda pública e considerado cargo estratégico da Saúde. Juninho vai prestar assessoria como articulador em assuntos de interesse da pasta.
Assessoria administrativa
Já o servidor Leandro Ferreira vai responder pela parte administrativa da Saúde, atendendo diretamente as demandas dos órgãos conveniados da secretaria, como as UBS e demais setores da administração chefiada por Ludmila Machado, incluindo os departamentos interno e o funcionalismo.
Em termos de recursos, a Secretaria Municipal de Saúde recebe recurso milionário destinados pelo Governo Federal por meio do Fundo Municipal de Saúde, dinheiro que é destinado para a atenção básica, e que deverá ser gerido pela nova secretária. Em se tratando de valores, os recursos destinados nunca agradaram os gestores, que alegam ser insuficiente para atender a demanda social.