Os Agentes Comunitários de Saúde de todo país participaram, nesta quarta-feira (11), do movimento liderado pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, que buscam a aprovação da PEC 22-A/11, Proposta de Emenda Constitucional que garantirá a política de reajuste do Piso Salarial Nacional, em torno de dois salários mínimos.
A concentração aconteceu na Esplanada dos Ministérios, e contou com Agentes de Saúde e de Endemias de Jaraguá, além da presença dos vereadores Vinícius Leite (PSD), e Ana Karla (DEM), que se juntaram aos agentes na busca pela aprovação da PEC.
Agentes Comunitários de Jaraguá
Segundo o vereador Vinícius Leite, eles foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), que prometeu colocar em votação a PEC 22-A/11 ainda nesta semana, mesmo não havendo um compromisso de colocar em votação a PEC 14/2021, disse o vereador.
Em nota, representantes da CONACS disse que continuará lutando incansavelmente na defesa dos direitos da categoria. ‘A batalha é dura, mas acreditamos que juntos sairemos vitoriosos’, disse a nota publicada no site do Conselho.
Tramitação da PEC
A Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias (FENASCE) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) reuniram com o deputado Leonardo Albuquerque, presidente da Frente Parlamentar Nacional de Defesa dos ACS e ACE, em junho deste ano, para articular sobre a tramitação e aprovação da PEC 22/2011 que estipula o novo piso salarial dos Agentes em todo o país para o ano de 2022, e sobre a PEC 14/2021 que trata da desprecarização dos contratos dos ACS e ACE e da aposentadoria especial para a categoria.