O Museu Histórico Municipal, inaugurando na manhã desta quinta-feira (29) valoriza obras de artistas locais, como músicos, escritores e poetas, obras que são eternizadas em murais de homenagens.
Em comemoração aos 285 anos da cidade de Jaraguá, o Museu Municipal foi inaugurando na presença de várias autoridades convidadas pelo prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM), incluindo a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, de autoridades locais, bem como do advogado Divino Diogo Susano Leite, que teve o seu poema intitulado “Dádivas de Jaraguá” exposto em forma de painel afixado no museu, ao lado das obras de historiadores e literatos da cidade.
“É uma honra imensurável saber que uma obra cultural de minha autoria será eternizada no museu da minha cidade natal”, afirmou o poeta.
Museu Histórico de Jaraguá
A construção do Museu Municipal é datado na metade do século XIX, entre 1820 e 1865, construção rústica de pau-a-pique, mantendo os traços originais da arquitetura de época.
Sua primeira inauguração foi em 2015, reinaugurando hoje após sua restauração, que passa a fazer parte do conjunto de obras culturais do município, alguns delas tombadas pelo IPHAN.