Durante cerimônia de entrega de kits escolar e de um ônibus para transporte estudantil na manhã desta segunda-feira (26), na Escola Municipal Iara Machado, o secretário de educação se emocionou ao ver direitos da categoria sendo assinados pelo prefeito Paulo Vítor Avelar (DEM).
Leirso Cordeiro, que também é professor e foi vereador em Jaraguá, disse aos presentes que a missão dos professores não termina em casa, e que a paixão de ensinar requer muito dos profissionais.
Assinatura de titularidades e progressões
O secretário falou ainda sobre a conquista dos primeiros profissionais da educação ao terem seus direitos assinados pela atual gestão, como titularidades e progressões, alegando que é uma luta antiga da categoria e que outros prefeitos não puderam atender.
Para o prefeito Paulo Vítor Avelar, o primeiro grupo de profissionais passam a receber seus direitos já de imediato, mas adiantou que o processo de assinatura de progressões, titularidade e incentivos vão continuar na medida em que houver recursos disponíveis.
Direitos como moeda de troca
Paulo criticou ex-prefeitos que usavam os direitos dos servidores públicos como uma espécie de ‘moeda de troca por votos e apoio político’, garantindo que a realidade agora é outra, com foco no mérito e nas condições econômicas do município.
Outros servidores públicos também esperam a assinatura dos direitos adquiridos sendo pago pela prefeitura, alguns deles parados há mais de dez anos.